terça-feira, 27 de julho de 2010

Venezuela X Colômbia

Urge examinar os múltiplos e complexos desdobramentos decorrentes desse embaraço entre estes dois países.
A primeira introspecção que faço é a seguinte; Será que esse embaraço pode gerar uma escalada militar? A denúncia é fundada ou não? Qual a participaçao dos Estados Unidos nesse eventual conflito? Qual a participaçao dos aliados ou melhor os alinhados com Hugo? Em análise hipotética, quem ganharia a guerra?


Passo a responder tais indagações. Oportuno pontuar que, ao meu sentir, esse embaraço pode sim, se tornar uma escalada militar. Fundamento esse posicionamento ventilando os interesses que o Estados Unidos possui nesse conflito; posso dizer seguramente que o exército da Colômbia seria uma extensão do exército norte-americano em razão da exclusividade das aquisições militares. A Colômbia compra tudo dos Estados Unidos possuindo até certos privilégios no fornecimento de bombas de alta tecnologia. Faço o registro ainda que o exército americano está presente em territorio colombiano ocupando algumas bases militares, com finalidade precípua de combater às FARC. O Plano Colômbia já teve investimentos diretos e indiretos da ordem de 7 bilhões de dolares.

A denúncia feita pelo Uribe à OEA deve ser levada em consideração porque já circula entre os estudiosos militares que Chávez possui certo relacionamento com as Farc. Ainda não é possível precisar qual o nível deste relacionamento, mas é sabido que há certo envolvimento.

Os Estados Unidos possui o nítido interesse nesse conflito amparado por inúmeras razões. Posso destacar em primeiro lugar, o interesse de continuar a fornecer os equipamentos militares para a Colômbia. Caso haja o conflito, os Estados Unidos maximizariam suas vendas e lucros. Em segundo lugar, Hugo traz incertezas para o cenário da política mundial, sendo considerado anti-americano, isto é, declarando expressamente que não coaduna com os ideais do império. Todas essas razões expostas corroboram para justificar e incentivar o eventual conflito armado entre Colômbia e Venezuela.

A Venezuela não entraria neste conflito só, porque também possui seus aliados, a saber Equador, Bolivia e as Farc. Chávez fez várias compras da Russia e China mas recebeu pouco disso tudo.

Do ponto de vista militar até o Brasil acabaria se envolvendo nesse conflito mas não apoiando um ou outro, mas sim preservando seu território e espaço aéreo evitando o chamado uso-utilitário, em outras palavras o Brasil não poderia permitir por exemplo que uma aeronave colombiana entrasse no nosso espaço aéreo para poder melhor bombardear a Venezuela. (isso acontece muito no oriente médio).

Num eventual conflito, ao meu sentir, a Colômbia se consagraria vencedora, por ter o devido e robusto suporte dos Estados Unidos e por estar em guerra a mais de 40 anos sendo sem dúvida a força terrestre mais bem preparada no continente por ter essa experiência de conflitos reais.

D.V.R.

2 comentários:

  1. Se as Farc controla 30% do território da colombia, como o governo colombiano reconheceu por diversas vezes, que sentido pode ter subtrair 1.500 homens do teatro de operações na Colombia para organizar 85 acampamentos guerrilheiros na venezuela? Pensa nisso...

    Ataque militar da Colombia, suspensão da exportação de petróleo para os EUA como resposta.

    Este será um tema para a Unasul resolver, já que a OEA se mostrou negligente em diversos momentos passados.

    Gostei do Blog mano! Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Com relação ao Brasil, deve-se ter cautela para tomar alguma posição nesse "conflito".Porque até então, o quê o país ganhou no caso de Honduras??

    Valeu Diogo..Parabéns

    ResponderExcluir